Planejamento estratégico de franquias: passo a passo para o sucesso
Aumentar a clientela, expandir o negócio e crescer o faturamento: não existe fórmula mágica para o sucesso, mas sem um planejamento dificilmente você chegará lá. Se você pretende abrir uma franquia, precisa saber que o planejamento estratégico é imprescindível.
O assunto pode parecer complicado ou destinado apenas a especialistas, mas acredite: é mais simples do que parece, e faz toda a diferença. Nós preparamos dicas imperdíveis para você empreender com solidez e se destacar no mercado de saúde, beleza e bem-estar. Vem com a gente!
Entenda de vez o que é planejamento estratégico
Você sabe o posicionamento atual da sua empresa no mercado e quais as metas definidas para um determinado período de tempo? O planejamento estratégico de franquias consiste basicamente em saber claramente essas informações, estabelecer um plano de ação dentro da sua realidade e executá-lo.
Ainda parece difícil? Calma, vamos te explicar melhor.
Por onde começar: realize um diagnóstico
Para saber o que precisa ser melhorado e quais são os principais diferenciais do seu negócio, você pode usar a famosa ferramenta chamada “análise SWOT” (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats), também conhecida como “FOFA” (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Veja só:
Forças e fraquezas: dizem respeito ao ambiente interno, ou seja, àquilo que pode ser controlado por você. São elementos que trazem benefícios ao seu negócio ou que o prejudicam.
Oportunidades e ameaças: situações externas que podem afetar positivamente ou negativamente o seu negócio.
Agora, registre o maior número de itens que conseguir. Se preferir, peça ajuda à sua equipe. Confira alguns exemplos:
Forças:
- Bom atendimento;
- Equipe engajada;
- Localização privilegiada.
Fraquezas:
- Equipe pouco qualificada;
- Materiais ultrapassados;
- Modelo de cobrança desfavorável ao cliente.
Oportunidades:
- Datas especiais;
- Nova tecnologia disponível na área;
- Desenvolvimento do bairro e aumento de moradores.
Ameaças:
- Entrada de um novo e forte concorrente;
- Escassez de mão de obra;
- Crise financeira.
Faça um plano de ação com metas reais
O próximo passo do planejamento estratégico de franquias é definir as metas a partir dos itens elencados para maximizar os pontos positivos e diminuir o impacto dos aspectos negativos. Veja alguns exemplos:
- Equipe engajada -> estabelecer premiações mensais para o “funcionário-destaque”;
- Materiais ultrapassados -> realizar planejamento financeiro para troca desses equipamentos;
- Datas especiais -> realizar campanhas e promoções especiais;
- Escassez de mão de obra -> desenvolver um curso de capacitação.
Para criar o plano de metas, realize o método SMART, sigla formada por cinco palavras em inglês – Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time-bound. O SMART mostra o que cada meta precisa ser:
- Específica: clara e simples;
- Mensurável: que pode ser medida. Exemplo: melhorar o atendimento ao cliente (reduzir em 50% o número de reclamações);
- Alcançável: deve ser realista, dentro das condições do seu salão;
- Relevante: que possui impacto direto no seu negócio. Siga essa lógica: o exemplo da redução do número de reclamações é relevante desde que realmente esteja impactando no número de clientes;
- Temporal: defina prazos e estabeleça um cronograma para acompanhar os resultados.
Muito importante: deixe esse plano à vista, como em uma agenda de uso diário ou em um quadro de aviso na sua sala, para saber quais são suas atividades semanais e acompanhar os resultados de perto. Se você não fizer isso, pode ser que perca o foco e deixe o plano de lado diante da correria do dia a dia.
Segundo a pesquisa “Demografia das Empresas 2014” divulgada no ano passado pelo IBGE, de cada dez empresas brasileiras, seis não sobrevivem após cinco anos de atividade, e um dos principais motivos é a ausência do planejamento estratégico.
Sabendo da importância da boa gestão para as empresas, a rede Depyl Action disponibiliza para seus franqueados um eficiente suporte estratégico. Consultoras de negócio atuam em campo acompanhando o crescimento das lojas de perto. Elas compartilham boas práticas, estabelecem plano de ação e valiosos indicadores de desempenho, que fazem toda a diferença para o sucesso do empreendimento.
Agora que você já sabe como fazer um planejamento estratégico de franquias, saiba como está esse mercado.
Você já sabe que o planejamento estratégico é fundamental para qualquer negócio.
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