Pequeno dicionário da Depilação
Sabe aqueles termos que as depiladoras usam na hora do atendimento? O post de hoje tem objetivo de esclarecer alguns deles. Montamos um pequeno glossário com os significados mais comuns em depilação e cosmetologia.
Acne
A acne é uma dermatose inflamatória crônica do folículo sebáceo. As lesões associadas à acne podem ser de dois tipos: não inflamatórias ou inflamatórias.
Adstringente
Produto com capacidade de contrair os tecidos, inclusive os poros, sendo usado muitas vezes por suas propriedades antisépticas. No entanto, o uso inadequado de sabonetes adstrigentes pode acarretar no ressecamento excessivo da pele.
Agente esfoliante
Um agente esfoliante tem a propriedade de remover as células mortas da pele. Existem cremes esfoliantes destinados à pele do corpo.
Alopécia
É a queda dos pelos, em qualquer região. No corpo, alopecias localizadas podem ser de origem genética ou terem sido provocadas por traumas locais. Em sobrancelhas, é comum a diminuição de pelos depois de retiradas sucessivas.
Antioxidante
Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres que atacam as células do corpo, protegendo-as dos danos causados pela oxidação. Na pele oleosa, por exemplo, os radicais livres provocam a oxidação do sebo, desencadeando a formação de subprodutos irritantes para a pele.
Cistos foliculares
É o agravante do pelo encravado. Ocorre quando, no local lesionado, há a formação de um cisto com sebo, queratina e pelo.
Colágeno
O colágeno é uma proteína fibrosa do tecido dérmico. O seu papel é comparável ao de uma estrutura de apoio. Quando jovem essa estrutura é resistente e elástica. Com a idade, a sua produção diminui.
Derme
A derme é a camada situada entre a epiderme e a hipoderme. É constituída por fibras de colágeno elásticas que garantem à pele a sua resistência e elasticidade. Atua também como reservatório de hidratação graças a moléculas que retêm a água.
Depilação
É a remoção de pelos rente à superfície da pele. Ou seja, as porções internas dos folículos pilosos não são atingidas. Nesse caso, cremes depilatórios e a famosa lâmina são os recursos mais utilizados. Porém, a epilação e a depilação são conhecidas popularmente apenas como depilação.
Descamação
A descamação é um processo natural da renovação da epiderme, que pode ser acelerada devido a uma queimadura solar ou a dermatoses, como a psoríase ou a caspa.
Epiderme
A epiderme constitui a camada superficial da pele. Está situada por cima da derme. Impermeável, a epiderme é a primeira defesa contra as agressões exteriores.
Epilação
Epilação é a remoção por extração dos pelos inteiros, direto da raiz, incluindo as porções abaixo da pele, como parte do bulbo piloso. Nesse caso, pinças, ceras, aparelhos elétricos que arrancam os pelos, laser, luz intensa pulsada, eletrólise, entre outros.
Esfoliação
A esfoliação é um processo fisiológico de eliminação das células mortas da epiderme. A esfoliação da pele pode ser estimuçada com a ajuda de um processo químico ou mecânico.
Fibra Capilar
A fibra capilar é composta pela cutícula, pelo córtex e medula e é constituída essencialmente por uma proteína fibrosa chamada queratina
Foliculite
É a inflamação do folículo piloso. Pode ser infeccioso, causado pela bactéria estafilococos.
Folículo Piloso
O folículo piloso ou unidade folicular é uma estrutura complexa responsável pelo nascimento dos cabelos e pelos.
Fototipo
O fototipo permite classificar os indivíduos de acordo com a reação de sua pele à exposição solar. Existem seis fototipos. Veja aqui.
Hipoderme
É a parte mais profunda da pele, onde temos um tecido gorduroso e fibroso, nervos e vasos sanguíneos de maior espessura.
Hirsutismo
É o aumento de pelos na mulher em locais usuais ao homem, Como queixo, buço, ao redor de mamilos, entre os seios, glúteos e parte interna das coxas.
Pelo
O pelo é uma haste queratinizada com raiz de crescimento cíclico, sujeito a trocas contínuas. Nasce a partir do folículo piloso presente na derme (pelos mais finos) ou na hipoderme (pelos mais grossos).