O que avaliar quando se decide abrir uma franquia?
Um futuro promissor como empreendedor: o que avaliar ao decidir abrir uma franquia?
Você decidiu abrir uma franquia. E agora? O que avaliar quando se decide abrir uma franquia? A melhor dica que a Depyl Action tem para você é: comece pelo começo, ou seja, por você mesmo!
Pode parecer clichê, mas o primeiro passo para quem toma a decisão de se tornar um franqueado é olhar para si. Por isso, avaliar o seu perfil, habilidades e características como empreendedor para escolher o melhor estilo de negócio que se encaixa em seus objetivos é um bom começo.
Fazer uma autoanálise é um ótimo início para que a sua decisão se transforme em uma experiência promissora. É nesse momento que você deve se fazer questionamentos sobre, por exemplo, o que gosta de fazer e no que deseja trabalhar, se tem o perfil para gerenciar pessoas, se tem facilidade para aceitar decepções e se está disposto a se dedicar totalmente em longas jornadas de trabalho, inclusive nos finais de semana, pelo menos nos primeiros meses do empreendimento.
Ao procurar uma franquia, você vai se deparar com dezenas de opções, o que favorece, infelizmente, uma escolha equivocada. Por isso, estude cada uma das marcas e selecione as que mais se encaixam no seu perfil empreendedor.
Por tudo isso, essa análise inicial é fundamental para o sucesso do seu futuro negócio, tanto a curto quanto a médio e longo prazos. Atente-se, principalmente em relação à duração do contrato, taxas a serem pagas e royalties, e também às cláusulas referentes à desistência do franqueado.
Pequenos passos, grandes negócios
É isso mesmo, quando você dá pequenos passos, tem muito mais chances de alcançar o sucesso consolidando sua franquia, conquistando clientes e otimizando os gastos e lucros. No entanto, quem deseja se tornar um ótimo empreendedor deve entender que empreender tem tudo a ver com inovar, com identificar e analisar problemas e oportunidades, com desenvolver e realizar visões a partir daquilo que se busca, sempre com autoconfiança, otimismo, coragem e resiliência.
No caso de abrir uma franquia, as motivações são as mesmas, a diferença é que, ao invés de abrir um negócio criado por você, a ideia é investir em uma marca já existente, mas que combina perfeitamente com o que você sonha como modelo de negócio, entendendo suas forças e deficiências para potencializar os resultados. O importante é não se esquecer que dar um passo de cada vez é o que vai levar o seu negócio à frente!
Avalie todas as capacidades
Avaliar capacidades inclui o montante financeiro, as suas competências e habilidades em relação ao segmento escolhido, a identificação com o mercado e a capacidade de enfrentar desafios e dificuldades.
Começando pelas finanças, quem opta por uma franquia, de acordo com o SEBRAE, precisa saber qual é o montante a ser investido, além dos custos fixos e variáveis envolvidos na operação diária do negócio. Portanto, esse montante tem relação direta com o faturamento que você está prevendo.
Ao ser franqueado de uma marca, você precisa ter o montante do investimento e uma reserva para o capital de giro, considerando o que deverá ser mantido financeiramente até que se possa fazer retiradas na empresa. Para o SEBRAE, isso representa conquistar um equilíbrio operacional, com previsão de lucro e retorno do investimento, de forma viável, consciente e estratégica.
Avaliar as competências é outro ponto crucial quando se decide abrir uma franquia. Para isso, além de optar por um segmento com o qual tem afinidade de acordo com suas habilidades, você vai precisar encontrar pessoas com o perfil semelhante ao seu para atuarem com você nessa jornada empreendedora.
Estar à frente de um negócio significa se identificar com ele e tomar as rédeas do dia a dia das operações. Estar atento às habilidades necessárias para fazer acontecer, aberto e preparado para enfrentar o que mercado apresenta, em cenários de ascensão ou de crise.
Desde o início da empresa, é importante, ainda, investir em treinamentos para otimizar o conhecimento e aproveitar o suporte e assistência aos franqueados oferecidos pela maioria das marcas para comercializar produtos e serviços cada vez melhores e dentro de um alto padrão de qualidade aos consumidores, que estão mais exigentes.
Atenção aos detalhes
Ser franqueado de uma marca, é trabalhar dentro de um contrato com regras e padrões preestabelecidos. Para fazer uma escolha assertiva, é muito importante ler profundamente todos os documentos envolvidos nessa adesão. Cada rede de franquias tem suas características próprias e muitos pontos devem ser observados. Isso inclui o tempo de contrato, taxas e os direitos e deveres de todas as partes envolvidas, tendo a legislação em vigor como base.
Uma dica interessante é, nesse processo de decisão por uma franquia, conversar com quem já faz parte da rede. Questione sobre a rotina da empresa, rentabilidade, treinamentos, inovações aplicadas ao negócio, mercado e concorrência, e contar também com a ajuda de um advogado.
De acordo com especialistas do SEBRAE, o interessante do sistema de franquias é investir em um modelo de sucesso, com uma marca reconhecida no mercado. Sendo assim, avalie todos os detalhes do contrato, bem como a saúde financeira da marca, para evitar correr riscos desnecessários.
Circular de Oferta de Franquias
Conhecer e avaliar a COF -Circular de Oferta de Franquias – é uma ótima estratégia para saber exatamente o que a franqueadora tem a oferecer. Este documento inclui um resumo com as taxas a serem cobradas, os prazos contratuais, multas e o território de atuação da marca, entre outras informações. É importante também entender as condições de renovação do contrato, avaliando o retorno financeiro que deseja ter nesse período.
Seja franqueado de um mercado promissor
Segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor de franquias apresentou recuperação no segundo trimestre de 2021. Com uma aumento de 48,4% em relação ao mesmo período em 2020, manteve sua trajetória rumo a níveis pré-pandemia.
Ainda de acordo com a associação, só no primeiro trimestre de 2021, o setor de saúde, beleza e bem-estar teve uma alta de mais 6%, assegurando como um dos ramos que mais prosperam e tornando-se uma excelente opção para quem deseja ter seu próprio negócio.
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