A masculinidade moderna e a problemática do autocuidado
A masculinidade moderna tem sido tema de muitas discussões nos últimos anos, especialmente no que diz respeito à quebra de conceitos que antes eram considerados inquestionáveis e rotulados como padrão. Um dos que ainda persiste é o cuidado físico. A ideia de que homens não devem se preocupar com a aparência ou com a saúde é algo que ainda permeia a nossa sociedade, e isso precisa mudar.
O autocuidado é importante para todos os gêneros. É através dele que podemos prevenir doenças, melhorar a qualidade de vida e, consequentemente, viver mais e melhor. Porém, muitos homens ainda se sentem envergonhados em relação a atitudes básicas, como se depilar, fazer um exame de rotina ou até mesmo dar uma maior atenção à pele.
Um dos motivos para essa resistência costuma ser a associação desse comportamento com características femininas. Por muito tempo, a ideia de que homens devem ser fortes, viris e destemidos foi tão forte que qualquer atitude que se afaste desses padrões é vista como afeminada. Isso gera uma pressão social, fazendo com que muitos deles evitem prestar maior atenção à aparência ou à saúde por medo de serem rotulados.
Felizmente, essa visão está mudando. Cada vez mais, os homens estão se permitindo cuidar da aparência e da saúde sem se preocupar com a opinião alheia. Isso demonstra uma quebra muito necessária de padrões que limitavam a liberdade de expressão e a escolha individual, desde a adolescência até a melhor idade.
Além disso, dar atenção à aparência e à saúde não é apenas uma questão estética ou de vaidade. É um ato de amor próprio que, além de elevar a autoestima, faz com que o homem se sinta melhor consigo mesmo e mais confiante em suas relações pessoais e profissionais.
Poucos minutos por dia e alguns produtinhos simples podem fazer a diferença, como a hidratação da pele e cabelos, uso de protetor solar e o hábito de beber água com frequência. É o que famosos como Bruno Gagliasso, Rodrigo Faro e Henri Castelli já revelaram sobre suas rotinas de autocuidado.
Outro ponto que merece destaque é a importância do cuidado físico na prevenção de doenças, muitas das quais poderiam ser evitadas com uma rotina de higiene e cuidados básicos, prática regular de atividade física e uma alimentação saudável.
Se preocupar com a própria saúde também inclui visitar regularmente um médico, fazer os exames rotineiros e estar atento aos sinais que o corpo dá. Pesquisas indicam que 62% dos homens¹ só vão ao médico após estarem com sintomas insuportáveis, comportamento pode ser extremamente perigoso, especialmente no caso de doenças silenciosas.
Portanto, precisamos quebrar o tabu do autocuidado para os homens. Zelar pela aparência e pela saúde não é uma questão de gênero, mas sim de bem-estar e qualidade de vida. Mulheres devem promover o devido incentivo e apoio aos seus familiares, amigos e parceiros. Homens, por sua vez, devem se permitir cuidar de si mesmos sem medo de serem rotulados. A masculinidade moderna é aquela que permite que o homem seja quem ele é, sem limitações ou padrões impostos pela sociedade.
Para todos os gêneros, a Depyl Action tem o cuidado ideal. Quando o assunto é beleza, bem-estar e autoestima, estamos aqui para prover as melhores soluções com toda discrição e conforto que você deseja, e com a qualidade e os resultados que você merece.
Venha para a Depyl Action!
¹ O dado é do Instituto Lado a Lado pela Vida, que lidera a campanha Novembro Azul, movimento fundamental pela conscientização sobre o câncer de próstata e outras doenças masculinas.