Livros para franqueados: uma lista essencial para empreender no mercado
Abrir uma franquia é uma estratégia que pode proporcionar resultados muito valiosos a longo prazo. É certo que começar um negócio com o suporte de uma marca já conhecida no mercado, que conta com know-how e estrutura de ponta é um dos melhores caminhos para novos empreendedores. Pensando nisso, separamos uma lista de livros para franqueados, que desejam empreender por meio de franquias.
São obras que ensinam o passo a passo, mostram como ter sucesso nesse segmento e que certamente vão inspirar você a abrir uma franquia agora mesmo.
Confira agora as nossas dicas de títulos!
1. Guia do Franqueado – Paulo Cesar Mauro
Nessa obra, o autor mostra o cenário em que estão inseridas as franquias. O texto ajuda o leitor a identificar as melhores oportunidades do mercado. Além disso, você encontrará diversas dicas poderosas sobre como alcançar o sucesso com a sua franquia.
Um dos diferenciais desse livro é que ele informa de maneira bem direta quais são os direitos e responsabilidades envolvidos em uma franquia. Dessa forma, o empreendedor pode tomar uma decisão mais assertiva, com base nas vantagens e desvantagens do investimento.
2. A Arte do Começo – Guy Kawasaki
Continuando nossa lista, esse livro é especial para investidores que estão em busca de um primeiro negócio ou desejam inovar no mercado. Guy Kawasaki é uma das maiores referências no assunto, porque em sua obra ensina como fazer com que um empreendimento decole.
As dicas vão desde a captação de recursos para a abertura de um negócio, até o posicionamento da marca. Leitura mais do que recomendada para quem deseja começar a empreender no mercado de franquias. O livro já está em sua versão 2.0, atualizada.
3. Franquiês: O Idioma das Franquias – Glossário Brasileiro do Sistema de Franquias
O mercado de franquias comporta muitos termos específicos. Os mesmos fazem parte do dia a dia dos franqueados e franqueadores. Mas, será que você conhece todos esses termos? O Franquiês é um glossário com os principais conceitos, desde os mais técnicos até os mais comuns.
A obra foi redigida por membros do Grupo de Excelência em Franquias (GEF), do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA/SP).
4. Como Fazer Uma Empresa Dar Certo em um País Incerto – Instituto Endeavor
O mercado financeiro é cheio de incertezas, mas isso não significa que não seja propício para o desenvolvimento de novas ideias de negócio. Muito pelo contrário, as oportunidades existem e podem ser aproveitadas.
Esse livro conta com algumas dicas de grandes empresários brasileiros, como Abílio Diniz e Marcel Telles. Através de casos reais, eles contam como é possível empreender e ter sucesso no Brasil.
5. Franquia de A a Z: O que você precisa saber – José Castro Schwartz
Trouxemos para a lista de livros para quem deseja empreender no mercado de franquias mais um glossário. O Franquia de A a Z trata diversos temas do mercado de franquias de forma bem didática.
Por exemplo, no livro você vai encontrar tudo sobre a parte burocrática, os regimes de tributação aplicáveis e muito mais. O livro é indicado para consultas no dia a dia, ajudando principalmente o empreendedor que não está familiarizado com o mercado de franquias.
6. Marketing para Franquias – Filomena Garcia e Denis Santini
Depois de abrir uma franquia, uma das etapas mais importantes – e recorrentes – é pensar em estratégias de marketing.
Esse livro mostra exatamente como o empreendedor pode aplicar conceitos que são próprios do marketing ao seu negócio, para alcançar melhores resultados financeiros.
7. Franchising no Brasil: Tudo o que você precisa saber – Ana Cristina Von Jess
Esse é um livro mais generalista, daqueles que abordam de tudo um pouco. Portanto, é uma ótima pedida para quem está na dúvida sobre investir ou não na abertura de uma franquia. Será que é um bom negócio ser um franqueado? A resposta está nesta obra.
Em poucas palavras: entenda quais são os riscos envolvidos na abertura de uma franquia, como é a relação entre o franqueado e o franqueador e como escolher a melhor franquia. Um guia completo para o empreendedor iniciante.
8. Parcerias Lucrativas – Melhore seus relacionamentos no franchising e mude sua vida – Greg Nathan
O foco nessa obra está na relação entre o franqueado e o franqueador. Questões como comunicação, práticas e atitudes são abordadas de forma profunda. Dessa forma o empreendedor consegue entender como aproveitar ao máximo a parceria de mercado que surge através da franquia.
Greg Nathan, além de ser empreendedor, é um psicólogo, portanto, consegue tratar com mais propriedade de temas como relacionamento. Vale a pena a leitura.
9. Franquias – Sebrae
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) elaborou uma cartilha que ensina como uma empresa pode se tornar uma franquia. As orientações servem tanto para franqueados quanto para empresários.
Além disso, o material é bem didático e está disponível para download gratuito, em formato digital.
10. O Fator E – Como administrar o relacionamento franqueador/franqueado – Greg Nathan
Então, para finalizar a nossa lista de livros para franqueado, indicamos mais uma obra de Greg Nathan. Aqui a relação entre o franqueado e o franqueador é trabalhada dentro de uma fórmula, chamada de Fator E.
Para o autor, existem seis etapas ou estágios de relação entre as partes envolvidas em uma franquia. A leitura permite ao empreendedor descobrir como tornar a parceria de negócio benéfica para todos, em uma relação de ganha-ganha.
Esses são alguns dos principais livros para quem está pensando em empreender no mercado de franquias. São obras ricas em detalhes e informações que vão te ajudar a entender melhor o segmento, como ele funciona e como aproveitar oportunidades de negócio.
E se quiser enriquecer ainda mais a sua bibliografia, aproveite para baixar gratuitamente o nosso Manual da Empreendedora. Nele você vai descobrir o passo a passo para se tornar uma empreendedora de sucesso. Clique no link abaixo para fazer o download gratuito.