Franchising de Beleza e Estética: números revelam crescimento
O mercado de franquias é um nicho promissor e em pleno desenvolvimento. No segundo trimestre deste ano, uma pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising) revelou um crescimento nominal de 5,9% em relação ao mesmo período de 2018, chegando a um volume de 159.656 unidades de franquias em operação no país no segundo semestre.
Este desempenho positivo foi impulsionado pela abertura de novas unidades, ações de ajuste, eficiência operacional e inovação que as redes vêm implementando nos últimos anos.
Números do franchising de beleza e estética
O movimento de abertura e fechamento de lojas na comparação entre os meses de abril a junho deste e do ano passado teve um saldo positivo de 2,1%, com 4,3% de operações abertas e 2,2% fechadas.
De fato, todos estes números e informações favoráveis nos levam a crer que iniciar um negócio através de uma franquia de sucesso ainda é uma das melhores opções. As franquias estão ranqueadas entre os menores índices de prejuízo. Ou seja, a tendência de um franqueado ir à falência é realmente baixa quando comparada às demais formas de negócios, algo entre 3x menos probabilidade.
Dentre as melhores possibilidades de negócio apontadas pelo mercado estão as franquias de estética. Elas têm crescido cada vez mais e tornaram-se as “queridinhas” do público.
Beleza e estética: um mercado que só cresce
No ranking da pesquisa realizada pela ABF, Saúde, Beleza e Bem-Estar foi a categoria que ocupou o quarto lugar (6,6%). Este segmento, no qual as redes focadas em serviços de beleza estão inseridas, viu seu faturamento crescer 35,3% nos últimos anos.
Só no ano passado, as receitas obtidas com o atendimento de clientes deram um salto significativo, chegando a um total de R$ 30 bilhões. Assim, a cada ano o crescimento e avanço desta área torna-se mais expressivo.
Segundo o SEBRAE, uma das vantagens de abrir franquia é que o franqueado já inicia em um negócio de credibilidade. Dessa forma, com nome/marca já consolidada no mercado, o investidor ganha em vantagem competitiva aos concorrentes.
Mesmo com a instabilidade financeira, o mercado é promissor porque o brasileiro dificilmente abre mão dos cuidados com a beleza.
A vasta gama de produtos e serviços que podem atender um grande público, ou clientes específicos, é uma importante vantagem. Mas os modelos home based (em casa) ou compactos, que podem ser operados até mesmo em pequenos espaços, têm conquistado público.
O mercado da beleza e da estética no Brasil
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), em 2017 o setor faturou mais de R$ 47,5 bilhões, que representam um crescimento de 2,8% sobre o resultado obtido no ano anterior.
Ainda segundo a entidade, o Brasil ocupa hoje a quarta posição no ranking mundial de consumidores de produtos e serviços voltados à estética, beleza e perfumes. À nossa frente, apenas Estados Unidos, China e Japão.
Tanto empenho e dedicação fazem com que o mercado da beleza se firme no cenário com promessa de prosperidade. Portanto, independentemente da recessão da economia brasileira, a previsão de crescimento até 2020 é acima de 14%.
Todos esses dados mostram que o mercado de beleza e estética hoje é um dos mais promissores do país. E não importa a época ou estação do ano. Seja no verão, outono, primavera ou inverno, a procura por uma boa aparência e bem-estar sempre acontece, o que faz com que esse mercado não seja sazonal.
Esse quadro promissor, responsável por um grande salto no número de clínicas de estéticas espalhadas pelo Brasil, é resultado de uma tomada de consciência dos empresários deste setor.
Na avaliação de especialistas em franchising, as franquias de beleza estão no cerne de uma série de tendências observadas no mercado nos últimos anos. Isso porque, segundo eles, a preocupação com a aparência tem crescido de forma generalizada entre os brasileiros.
Um mercado que atinge homens e mulheres
A preocupação e o cuidado com o corpo deixaram de ser vistos como uma futilidade e passaram a ser encarados como um elemento essencial de bem-estar e autoestima. Muitos procedimentos e serviços ganharam espaço e acabaram se encaixando na rotina da mulher e do homem moderno.
Engana-se quem pensa que só as mulheres buscam cuidado com a beleza. O público masculino está consumindo cada vez mais esses serviços. Prova disso é que já existe uma área de cosméticos específica para os homens que no Brasil fica no segundo lugar no mundo em termos de consumo.
Um estudo da Quorum Brasil — empresa de pesquisas de mercado — mostrou que 97% das mulheres brasileiras dizem se preocupar com a aparência, o que as leva a consumir itens voltados à beleza. Entre os homens, o mesmo índice é menor (38%), mas está crescendo a cada ano.
Levando em conta a informação de que a mulher brasileira gasta anualmente 11 vezes mais com beleza do que as mulheres inglesas. E o fato de que os homens também estão, cada vez mais, buscando esses serviços, torna necessário acompanhar as tendências e se reinventar para oferecer serviços e produtos que atendam as expectativas do público consumidor, cada vez mais exigente.
Público cada vez mais diverso
Durante muito tempo, os procedimentos estéticos estavam acessíveis somente à classe A, e faziam parte da rotina de pessoas com alto poder aquisitivo. As clínicas de luxo e os procedimentos caros acabaram distanciando as pessoas comuns do universo da estética e do bem-estar.
Felizmente este quadro mudou e hoje existem diversas opções no mercado. O nicho da beleza e estética cresceu significativamente, abraçando realidades que antes não eram contempladas pelo segmento. Hoje, existem opções para os mais diversos públicos, preferências e faixas econômicas.
Para a especialista em franquias e sócia-diretora da consultoria GSPP, Mércia Vergili, apesar do segmento estar entre os que possuem maior tendência de sucesso, é preciso estudar com cautela o modelo de negócio praticado pela marca, a satisfação dos franqueados e o mercado regional onde a franquia ficará localizada. Pois, cada um destes elementos é essencial para o sucesso do negócio.
Estar atento aos índices de crescimento e ao favorecimento destes mercados também é essencial para não perder as melhores oportunidades.
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