Cuidados para manter a pele hidratada no inverno
Você já deve ter percebido que o aumento do frio é proporcional à diminuição do seu creme hidratante. Isso porque, com a temperatura mais baixa, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados e sem circulação de ar, o que além de causar o ressecamento da tez contribui para aumentar exposição da pele a vírus, bactérias, entre outras doenças.
Por isso, em épocas frias, os cuidados com a pele devem ser redobrados para manter a cútis livre do ressecamento. O clima frio e seco pode deixar a pele com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas da pele.
Para peles normais às levemente ressecadas, o ideal é a hidratação pelo menos uma vez ao dia, sempre após o banho. Já no caso de peles com maior tendência ao ressecamento, o recomendado é aplicar cremes de 2 a 3 vezes ao dia.
Fora o uso de cremes, existem outros métodos que auxiliam a manter a pele hidratada:
– Beba no mínimo 2 litros de água por dia.
– Evite banhos quentes e muito demorados. A água quente retira a oleosidade natural da pele.
– Evite se ensaboar demais e usar buchas. Isso contribui para retirar o hidratante natural produzido pelo organismo para proteger a pele.
– Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. Em locais de clima frio e seco, é importante usar hidratantes labiais para evitar rachaduras.
– Os cremes à base de silicone, alantoína, ureia, pantenol e ceramidas conferem proteção contra ressecamento e aspereza.
– Use filtro solar diariamente.