Controle da respiração alivia a ansiedade e mantém o corpo jovem
Os hábitos de uma vida saudável incluem uma atividade que, normalmente, acontece de forma automática e superficial, sem despertar atenção. Além da alimentação equilibrada e da prática de exercícios físicos, outra aliada do bem-estar é a respiração. Se você aproveitar bem o potencial de inspiração e expiração do pulmão, terá benefícios como menos estresse e ansiedade e mais disposição.
O resultado da respiração sobre o sistema nervoso autônomo é comprovado cientificamente, por conta da liberação de substâncias durante situações de alerta e da capacidade em controlar o corpo para o retorno ao normal. O estado emocional de uma pessoa também tem relação íntima com o ritmo respiratório. Com o controle racional da inspiração e expiração, é possível induzir a calma, o que auxilia no tratamento de crises de ansiedade e depressão, por exemplo.
A beleza também é beneficiada quando você se concentra no ato de respirar. Durante a atividade, os tecidos são oxigenados e o organismo libera substâncias antioxidantes, o que mantém a pele jovem. A respiração tranquila ainda melhora o sono, garantindo os processos de regeneração dos tecidos que acontecem durante a noite. Além disso, quanto menos você dorme, mais o corpo libera o hormônio grelina, que aumenta a fome. O vínculo com o peso também pode ser explicado pelo massageamento dos órgãos responsáveis pela digestão, facilitando o processo, quando a respiração é realizada de forma completa.
Você já conhecia tantos benefícios de respirar bem? Então o que acha de praticar mais? Aulas de ioga, tai chi chuan e pilates podem ajudar, porque têm a respiração como princípio fundamental.
Fonte: MdeMulher
Foto: Schutterstock