Conheça 6 dicas importantes para antes e depois da depilação
Nada melhor que ter a pele lisinha e sem pelos, não é mesmo? A depilação com cera é um método marcante e queridinho no Brasil, especialmente no verão, quando usamos roupas mais curtas e aproveitamos os dias de praia e piscina.
E como pioneira da Autêntica Depilação Brasileira, a Depyl Action oferece uma experiência incomparável no cuidado com a pele, garantindo um serviço seguro, rápido e eficaz, com nossa Cera Morna e técnicas exclusivas.
No entanto, para garantir uma pele saudável e bonita é fundamental seguir algumas dicas e orientações antes e depois da depilação.
# 1. Preparo da pele antes da depilação
Hidrate-se adequadamente
Manter a pele bem hidratada é essencial para reduzir o desconforto durante a depilação. Beba bastante água e aplique cremes hidratantes regularmente. A hidratação adequada ajuda a evitar reações como vermelhidão, sensibilidade, leve ardência ou coceira, além de prevenir pelos encravados e foliculite.
Evite o crescimento dos pelos
Para um procedimento mais eficaz, mantenha os pelos com comprimento equivalente ao tamanho de um grão de arroz. Depilando a cada 30 a 40 dias você evita um aumento no desconforto durante o procedimento.
Esfolie a pele
Esfoliar a pele um dia antes da depilação facilita a remoção dos pelos, remove células mortas e previne pelos encravados. Lembre-se de usar produtos suaves para não irritar a pele.
Cuidado com a exposição ao sol
Evite tomar sol nas 24 horas anteriores à depilação. A pele bronzeada fica mais propensa a manchas e vermelhidão após o procedimento. Além disso, a exposição ao sol pode ressecar a pele, aumentando a sensibilidade durante o serviço.
Não use cremes ou óleos
Logo antes da depilação, evite a aplicação de cremes, óleos ou hidratantes na pele. Esses produtos podem interferir na aderência da cera, dificultando a remoção dos pelos e causando irritações.
# 2. Cuidados após a depilação
Utilize creme pós-depilação
Aplique um creme pós-depilação que não contenha álcool depois da sua depilação. Esses produtos ajudam a amenizar o incômodo, proporcionando alívio e sensação de refrescância para a pele.
Use roupas leves
Após a depilação, use roupas leves e folgadas para evitar o atrito com a pele, prevenindo coceira, alergias e escurecimento da região tratada.
Evite atividades intensas
Espere 48 horas depois da depilação antes de realizar atividades que elevem a temperatura corporal, como exercícios físicos, saunas ou banhos muito quentes. Para proteger a pele que ainda pode estar um pouco sensível.
Evite produtos com álcool
Evite desodorantes com álcool após a depilação, assim como géis ou outros cosméticos com ele na composição. Esses produtos podem irritar a pele sensibilizada, causando ardência e irritação.
Hidrate e esfolie a pele regularmente
Quando se deve esfoliar a pele antes ou depois da depilação? Essa é uma dúvida frequente. E a resposta é nos dois momentos!
Passadas 24 a 48 horas após a depilação, retome os cuidados com a pele, incluindo hidratação e esfoliação semanais. A esfoliação regular ajuda a evitar pelos encravados e mantém a pele suave.
# 3. Prolongue a duração da depilação
Para prolongar os resultados da depilação com cera morna, mantenha a pele hidratada e esfolie regularmente. Crie uma rotina depilatória para que seu corpo se adapte e assim diminua o crescimento excessivo dos pelos.
# 4. Evite pelos encravados
A foliculite é uma inflamação dos folículos pilosos que pode ocorrer após a depilação. Para prevenir e tratar a foliculite e pelos encravados, mantenha a pele hidratada e esfolie regularmente. Se ocorrer irritação, use uma pomada calmante e consulte um profissional de saúde se necessário.
Se quiser se aprofundar no assunto e entender como acabar com o incômodo dos pelos encravados de uma vez por todas, acesse nosso artigo.
# 5. Cuidados com a depilação facial
Limpeza e cuidados com as sobrancelhas
Pentear as sobrancelhas estimula a circulação e promove o crescimento dos fios. Limpe regularmente as sobrancelhas, respeitando intervalos de 15 a 20 dias. Evite maquiagem imediatamente após a depilação para permitir que a pele se recupere.
Evite medicamentos sensibilizantes
Esse cuidado é essencial: sempre informe a profissional de depilação sobre o uso de medicamentos como ácidos (Vitamina A, C) e Roacutan, que podem aumentar a sensibilidade da pele.
# 6. Escolha locais especializados
Escolha lugares especializados em depilação e certifique-se de um ambiente higiênico e do uso de materiais esterilizados e descartáveis.
Um detalhe importante, é que ao realizar o serviço durante o período menstrual pode ser que você esteja mais sensível à dor, mas com a utilização de um absorvente interno ou mesmo o uso de coletores, estamos aptos a realizar os procedimentos com o mesmo cuidado e conforto também.
Seguindo essas dicas, você garantirá uma depilação com cera mais eficaz e confortável, com uma pele lisinha por mais tempo e menos risco de irritações.
Gostou das dicas para se cuidar antes e depois da depilação? Continue acompanhando nosso blog para mais informações sobre cuidados com a pele e depilação. E não se esqueça de compartilhar este artigo com quem precisa conhecer essas dicas!