Como ser uma empreendedora de sucesso
Seu sonho sempre foi se tornar uma empreendedora de sucesso? De acordo com uma pesquisa da Serasa Experian de março de 2018, houve um aumento de 37% de mulheres empreendedoras. Isso mostra que cada vez mais a presença feminina tem marcado o mundo dos negócios.
Você já sabe que determinação está entre os critérios para se tornar uma empreendedora de sucesso, certo? Vamos mostrar a seguir um passo a passo prático para você conquistar seu sonho. E se você já é uma empreendedora, veja como aumentar ainda mais a sua performance.
5 dicas para ajudá-la na jornada do empreendedorismo
1. Seja organizada
Toda empreendedora bem sucedida mantém a agenda, as documentações, as finanças e todas as demais esferas de trabalho organizadas. Sem organização, seja qual for o porte do seu empreendimento, fica impossível conquistar uma boa gestão do tempo e uma alta produtividade.
Além disso, sabemos que a mulher empresária normalmente acumula múltiplas funções: dispor tempo para tarefas da casa, para cuidados consigo mesma, para os filhos, para seu relacionamento amoroso, para sua família e amigos. Para dar conta de tudo, a organização faz-se fundamental.
Algumas dicas para você se organizar:
- Tenha uma contadora para cuidar das suas finanças, Imposto de Renda ou mesmo administração do seu MEI;
- Conte com uma agenda online para lembrar-se dos compromissos. O Google Calendar é gratuito e fácil de usar. Você pode conferir seus compromissos prontamente no celular (Iphone ou Android);
- Para organizar as atividades e o tempo da sua equipe, o Asana pode ser extremamente útil. Sua interface moderna e o sistema focado em tarefas fazem como que o aplicativo seja prático e fácil de usar;
- Para fazer anotações rápidas diárias e criar lembretes, o One Note oferece uma avançada usabilidade;
- O Google Drive é um dos melhores aplicativos de armazenamento. Você pode acessar seus documentos de maneira remota, deixá-los disponíveis online e offline e ainda compartilhar com outras pessoas.
2. Tenha um plano de negócios
Planejar é um dos pilares mais importantes de qualquer negócio. Com ele, você consegue perceber as falhas da sua empresa e os pontos de melhoria, os diferenciais a serem explorados, e como pode otimizar custos e tempo. Consequentemente, as chances de aumentar seu faturamento são maiores.
Neste post ensinamos para você como realizar um planejamento estratégico – seja qual for seu modelo de negócio, você conseguirá tirar bastante proveito.
3. Escute seus funcionários e seus clientes
Em meio à correria do seu dia a dia, você já parou para pensar quantas conversas teve com seus clientes e seus funcionários? Tanto o seu público interno quanto seu público externo precisam estar satisfeitos com a empresa.
A satisfação dos seus funcionários trará mais motivação e engajamento, possibilitando que eles mesmos se tornem promotores da sua marca. Além disso, tratarão ainda melhor seus clientes. Portanto, realize reuniões de feedback periodicamente com sua equipe e esteja por dentro sobre o que estão sentindo em relação ao trabalho.
Seus clientes são o seu maior marketing. De nada adianta um planejamento de comunicação se você não tiver clientes satisfeitos. Dessa maneira, estabeleça uma forma de mensurar a satisfação do cliente, como uma pesquisa: um formulário na sua loja, uma pesquisa pelo e-mail e, até mesmo, em conversas diárias.
4. Seja apaixonada pelo que faz
Pode parecer até um clichê, mas ser apaixonada pelo seu negócio é um fator essencial para se tornar uma empreendedora de sucesso.
Você vai “viver” o seu empreendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana. Em geral, passamos muito mais tempo trabalhando do que fazendo outras coisas, portanto, gostar do que se faz é muito importante.
Esse fator também é essencial para o crescimento da empresa. Quando gostamos do negócio, queremos vê-lo crescer e a jornada torna-se bastante prazerosa. O sentimento de motivação é constante e, assim, o sucesso vem naturalmente.
5. Aprenda a delegar
Saber delegar tarefas é uma das habilidades que qualquer empreendedor precisa desenvolver. Foque apenas naquilo em que você é bom e o restante deve ser delegado. Isso deve ser feito por dois motivos:
- Você não conseguirá dar conta de todo trabalho sozinha. Pode até ser que no início isso seja possível, mas conforme o seu empreendimento for crescendo, será necessário contratar mais pessoas;
- Focar em uma única coisa, ou seja, naquilo que é a sua expertise é muito importante. Use o seu tempo para deixar a sua habilidade principal ainda melhor e os resultados positivos aparecerão.
Histórias de empreendedoras para inspirar
Veja abaixo um pouco da história de algumas das maiores empreendedoras do nosso país:
Zica Assis
Ela teve uma infância bastante difícil e começou a trabalhar desde os 9 anos de idade. Ao completar 21 anos, resolveu entrar no ramo dos salões de beleza e fez um curso na área.
Ela se identificou tanto que resolveu abrir um negócio próprio, pois observou uma dificuldade: cuidar dos cabelos afros. Zica Assis resolveu fundar o Instituto Beleza Natural que se tornou um sucesso em todo o país.
Paula Abreu
Atualmente, Paula Abreu é uma das coachs mais famosas do Brasil e muitos nem desconfiam de que ela era uma advogada, trabalhando em um escritório renomado e com uma casa boa. Para todos, Paula tinha a vida perfeita, mas ela não pensava desse jeito.
Ela desejava algo mais e, por isso, resolveu romper com as expectativas que a sociedade traçou para sua vida e começou a transformar a vida das pessoas, incluindo a sua própria. Hoje é autora de livros e possui um canal no YouTube com mais de 80 mil inscritos.
Glaci e Danyelle Van Straten
Há cerca de 30 anos, essas duas mulheres, mãe e filha respectivamente, resolveram que ser mais bonita não deveria causar dor.
Dona Glaci trabalhava como depiladora e sua filha Danyelle começou a pensar como seria se as clientes não tivessem que passar por um processo tão doloroso para ficarem mais belas. Na época, a falta de produtos no mercado para resolver esse problema deu a elas uma excelente ideia.
Glaci resolveu criar uma receita caseira de cera, à base de mel, cera de abelha e própolis. Além da receita, ela também possuía algumas técnicas de depilação que ajudavam a reduzir a dor.
Mãe e filha resolveram mostrar o seu produto em feiras de beleza, transformaram seu modelo de loja em uma franquia e hoje possuem uma rede milionária que vale mais de R$ 100 milhões, a Depyl Action.
Com essas dicas, você vai longe! Se você deseja crescer ainda mais profissionalmente e obter um retorno sobre seus investimentos, saiba como em nosso artigo Quero investir: por onde começar?