Cinco maneiras de construir a autoestima
A autoestima é capaz de nos fazer sentir melhor, abrir horizontes e nos deixar mais atraentes. Mas, às vezes, por motivos diversos, ficamos com a autoestima em baixa. Veja cinco maneiras de construí-la novamente:
Autoconhecimento: quem se conhece bem consegue construir uma autoestima elevada. É preciso ter uma noção clara dos seus defeitos e qualidades para saber do que somos capazes e exaltar nossos pontos fortes, sem muita modéstia.
Reconhecimento: assim como o autoconhecimento, ser reconhecido pelos outros é fundamental para o ego. É ele que nos revigora e nos dá gás para seguir em frente e melhorar ainda mais como pessoa e profissional. Por isso, dê sempre o melhor de si em tudo o que faz que o reconhecimento aparece e a sua autoestima aumenta. Só não vale ficar dependente de elogios.
Capacidade: sentir-se capaz é ótimo para autoestima. Por isso, vale a pena estudar, aprender novas técnicas e hobbies, fazer coisas novas e se aventurar, para sentir-se mais capaz e inteligente.
Beleza: não adianta ser linda, se não se tem autoestima. A beleza é um reflexo de como nos sentimos. Claro que um cabelo bonito, uma roupa sensual, uma pele lisinha e uma maquiagem perfeita dão aquele up na autoestima. Mas o mais importante é sentir-se bonita. A beleza maior é a interior. É ela que exala suas qualidades para os outros. Portanto, sinta-se bela para ficar ainda mais linda.
Amigos: ah, os amigos! Eles são peças-chave na construção da autoestima. Eles nos colocam pra cima quando estamos lá embaixo, nos chamam pra sair, dividem experiências positivas e negativas e nos ajudam a superar os obstáculos da vida. Ficar isolado só tende a deixar nossa autoestima mais baixa. Então, saia mais, abra sua mente para novas amizades e seja muito mais feliz e autoconfiante!