Campo Grande: mix cultural
Planejada e arborizada, a capital do Mato Grosso do Sul é um mix de culturas. Das tribos indígenas da região chega o belo artesanato, repleto de peças de cerâmica e de madeira, além das coloridas tapeçarias.
Já do país vizinho, o Paraguai, a influência é gastronômica e apresenta a chipa – uma espécie de pão de queijo de massa compacta – e a sopa paraguaia, que na verdade é uma torta salgada.
Para acompanhar, muito tereré, um tipo de mate gelado. Também incrementam a cozinha regional os pratos japoneses, herança dos imigrantes que vieram do outro lado do mundo no início do século 20. O destaque é o sobá, um macarrão artesanal incrementado com omelete e carne de porco.
A mesa variada, porém, não é o único atrativo da capital sul-mato-grossense. Uma boa opção é o Parque das Nações Indígenas.
Há ainda o Trem do Pantanal que, depois de 18 anos parado, voltou a oferecer um passeio que parte de Campo Grande aos sábados rumo à cidade de Miranda. Das janelas, avista-se paisagens típicas – cerrado, rebanhos de gado, araras-azuis… A Casa do Artesão a Feira Central também são roteiros imperdíveis.
A Depyl Action está presente num dos bairros mais nobre da cidade: Santa Fé. No Shopping Campo Grande.