Saiba quem pode fazer depilação a laser
Chamada popularmente de depilação definitiva, a depilação a laser é uma técnica que está se tornando cada vez mais procurada e praticada por quem deseja se livrar dos pelos. Em função disso, as perguntas que não querem calar são: quem pode fazer depilação a laser? Existem contraindicações? Dói? Para saber as respostas para essas e para outras perguntas, criamos este artigo que merece a sua leitura. Vem conferir tudo!
Depilação a laser ou depilação definitiva?
O nome correto para essa técnica é, sem dúvidas, depilação a laser. Isso porque, vamos ser sinceros, a tecnologia não elimina para sempre os pelos do corpo. Afinal, fatores hormonais podem desencadear um novo crescimento dos pelos na região tratada pelo laser. No entanto, é possível ter uma redução de 95% dos pelos em tratamentos de 10 sessões.
As sessões de manutenção costumam ser anuais e são necessárias para eliminar resquícios de folículos imaturos, que vão se desenvolver após o tratamento, pois o laser não os alcança.
Quem pode fazer depilação a laser?
Qualquer pessoa que se sinta incomodada com os pelos do corpo ou que tenha alguma contraindicação a técnicas de depilação estão aptas a lançar mão da depilação a laser.
Tempos atrás, o tratamento de depilação a laser era restrito a algumas tonalidades de pele. Pessoas com a pele negra ou com pelos finos, como os ruivos, não recebiam indicação para realizá-la. Hoje, a tecnologia desenvolvida já permite que a depilação a laser seja acessível a todos.
A técnica tem ajudado na autoestima de muitas pessoas que não se sentiam à vontade com o excesso de pelos, incluindo pré-adolescentes, que sofrem de hipertricose congênita (um distúrbio que provoca um crescimento maior de pelos no corpo por razões genéticas).
Concluindo: quem pode fazer depilação a laser? Todo mundo!
Existem contraindicações?
Embora a depilação a laser seja para todos, é importante estar ciente que existem algumas contraindicações pontuais, como:
- Diabéticos que não estejam com a glicose controlada;
- Hipertensos que não estejam com a pressão controlada;
- Grávidas;
- Pessoas que fizeram uso de remédios fotossensibilizantes nos últimos seis meses;
- Pessoas com alguma doença de pele ativa;
- Pessoas com Vitiligo;
- Feridas abertas na região onde receberá a depilação a laser.
Para quem pode fazer depilação a laser, Evangelina Gomes, Coordenadora de Educação Corporativa e responsável técnica da Depyl Action, reforça a importância de alguns preparativos no dia da sessão de laser: “A pessoa deve estar com a pele limpa, não pode passar cremes, hidratantes e produtos a base de ácido. Além disso, será preciso passar a lâmina um dia antes da sessão, de modo que todos os pelos fiquem rente à pele”.
Depilação a laser dói? Cria queimaduras?
Quem faz depilação a laser não está livre das dores. No entanto, elas costumam ser bem menores em comparação às que são enfrentadas por quem está acostumado com a depilação à base de cera morna, por exemplo.
Especialmente por causa da tecnologia com sistema de resfriamento inteligente, que protege a área a ser depilada mantendo o calor do feixe de luz que remove o pelo. A tecnologia é tão eficaz que facilita a precisão da aplicação e reduz a duração da sessão.
Mas, e a pomada anestésica? Infelizmente ela precisa ser evitada por quem deseja fazer depilação a laser. Isso porque antes da sessão, a parte que recebe a depilação é limpa com álcool, removendo qualquer vestígio de oleosidade ou cremes.
Além disso, a ausência da anestesia é fundamental para que o paciente possa apontar se existe alguma dor intensa, ou um princípio de queimadura leve.
Como funciona a depilação a laser?
Quem faz depilação a laser pode se perguntar: como funciona a tecnologia na prática?
O tratamento é uma metodologia criada para a remoção dos pelos de forma definitiva e eficaz. Quando o laser é disparado, ele penetra nas camadas da pele, absorvendo os fótons de energia pela melanina, superaquecendo a raiz do pelo, fazendo com que ele fique fraco e não volte a crescer. Um processo que será repetido ao longo de cada uma das 10 sessões.
Cuidados pós depilação a laser
Depois de se submeter a depilação a laser, a pessoa não deve ficar exposta ao sol, além de ser recomendado o uso de protetor solar com um FPS minimo de 30. Outros produtos, como loções hidratantes e cremes, só devem ser utilizados no dia após o procedimento.
“No dia da sessão a pessoa deve usar roupas confortáveis, evitar atividades físicas para que o suor não irrite a pele e nem produtos como cremes ou à base de álcool. O ideal é que a hidratação da pele comece apenas no dia seguinte e não no mesmo dia”, pontua Evangelina.
Por ser uma técnica que afeta, de maneira diferente, cada pessoa, a depilação a laser pode provocar reações raras, que precisam de atenção. São elas:
- Hiperpigmentação;
- Hipopigmentação;
- Vermelhidão;
- Coceira.
Nesses casos, o dermatologista consultado poderá indicar corticoides, antialérgicos e/ou hidratantes.
Agora que você sabe quem pode fazer depilação a laser e quais cuidados ter antes e após a depilação, procure pessoas e locais especializados para te oferecer o suporte certo no tratamento.