Como administrar uma franquia de estética e beleza
Muitas pessoas desejam ser donas do próprio negócio e, em muitos casos, a opção mais vantajosa é abrir uma franquia. Ter um empreendimento que já está consolidado oferece um risco muito menor.
O mercado de beleza e de estética foi o que menos sofreu impactos com a crise financeira do Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o segmento cresceu 13,4% no último trimestre de 2017. Nesse caso, investir em uma franquia de estética e beleza tem oferecido mais oportunidades no mercado. Mas você sabe como administrar uma?
Abrir o negócio e fazê-lo crescer não é algo tão simples quanto alguns pensam. As estatísticas mostram isso: de acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, a maioria das empresas brasileiras fecham após 5 anos. Certamente, você não deseja fazer parte dessa estatística.
Para ajudá-lo nessa caminhada, vamos dar dicas de como administrar uma franquia de estética e beleza da melhor forma possível:
Faça um bom planejamento
Qualquer negócio deve começar por um bom planejamento, especialmente o financeiro. Você precisa ter, além do dinheiro a ser pago pela franquia, um capital de giro e também uma reserva de emergência para os acontecimentos inesperados.
Além disso, pesquise os possíveis pontos da cidade nos quais a franquia poderá ser aberta, como será o processo de recrutamento e seleção dos funcionários e veja todas as medidas burocráticas que precisam ser tomadas. É muito importante estar em dia com a legislação e com os tributos para não ter maiores problemas no futuro.
Dedique-se de forma integral
Já ouviu dizer que “o que engorda o gado é o olho do dono”? E isso é a mais pura das verdades. Você é a pessoa que mais deseja que aquele negócio prospere, portanto, precisa estar à frente de todos os processos e saber exatamente o que acontece dentro do seu estabelecimento.
Principalmente nos primeiros meses ou mesmo anos após abrir a franquia, dedique-se o máximo que puder. Ajuste a sua agenda e deixe a empresa como sua prioridade.
Aprenda com o franqueador
Ainda que você já tenha sido dono de um negócio, o franqueador é quem mais entende sobre a sua franquia. Afinal de contas, ele foi o idealizador de tudo e ela só se tornou uma franquia graças aos esforços feitos por ele.
O fato de ter investido em uma franquia de estética e beleza não fará com que o negócio caminhe por si mesmo. Você precisará de orientação profissional. Portanto, é preciso estar com a mente aberta para aprender, ainda que você tenha experiência no mercado. O aprendizado nunca acaba.
Participe de todos os treinamentos que são oferecidos e mantenha-se em contato constante com o franqueador. Não tente alterar o produto ou serviço por conta própria, além do seu negócio acabar fechando, você pode pagar uma multa se estiver previsto em contrato.
Fique de olho na papelada
Quase ninguém gosta da parte burocrática de um negócio, mas ela precisa ser feita. Antes de assinar o contrato, leia-o com o máximo de atenção. Se for necessário, contrate um advogado especialista para garantir que as cláusulas não são abusivas.
Além disso, é provável que você precise de um serviço contábil para ajudá-lo no pagamento de tributos e das obrigações trabalhistas dos funcionários.
Faça a gestão financeira
E falando em contabilidade, saber fazer uma boa gestão financeira é um dos pontos principais de qualquer negócio.
Determine quais são as metas e os objetivos do seu negócio. Essas informações servirão como um norte durante o trajeto. Afinal de contas, quando se sabe para onde se quer ir, qualquer lugar serve e, se você deseja ter uma franquia de sucesso, precisa saber aonde quer chegar.
Faça também algumas projeções com base em períodos anteriores. Não dá para prever com exatidão quanto a franquia vai faturar por mês, mas é possível ter uma ideia com base na média de lucratividade anterior.
Faça a gestão de pessoas
Uma empresa é feita por pessoas, portanto, investir nos seus funcionários é proporcionar maior valor à sua empresa. Desenvolver o capital humano é fundamental para o sucesso da sua franquia de estética e beleza.
Faça com que as pessoas amem trabalhar na sua empresa, que elas tenham vontade, assim como você, de ver o negócio crescer.
Para isso, dê espaço para ideias durante as reuniões, envie feedbacks com críticas construtivas, motive os seus funcionários e ofereça benefícios. Faça com que os funcionários trabalhem em equipe e mantenham uma comunicação clara. Os seus empregados devem vê-lo como um líder e não como um simples chefe.
Não se esqueça de oferecer treinamentos. O ramo da estética e beleza está sempre inovando, especialmente nas técnicas utilizadas para a aplicação do procedimento. Faça também com que eles participem dos treinamentos oferecidos pela sede sempre que for possível.
Tenha valores alinhados
Além de gostar do ramo da franquia que escolheu, você também precisa estar alinhado aos valores dela.
Tratando-se de uma franquia de estética e beleza, os seus valores precisam estar relacionados ao negócio. Por exemplo, seus desejos podem ser que as pessoas passem a se cuidar mais e melhor, transformar vidas por meio do bem-estar e elevando a autoestima, entre outros aspectos do tipo.
Procure uma boa localização
A localização do seu negócio é fundamental para o sucesso do empreendimento. Ele precisa ser fácil de encontrar e, de preferência, disponibilizar um local para que os clientes estacionem os veículos sem problemas.
Além disso, algumas franquias fazem exigências quanto ao tamanho do local. Então, antes de procurar por um, analise o contrato ou então entre em contato com o franqueador para saber sobre o assunto em detalhes. Caso não tenha tempo de procurar um local com características muito específicas, a melhor saída é buscar por uma corretora de imóveis.
Mantenha o padrão de qualidade
Um dos motivos do sucesso da franqueadora é a qualidade nos produtos e serviços que oferece aos clientes. Portanto, o atendimento da sua franquia deve ser compatível. A própria empresa exige do franqueado que certos padrões de qualidade sejam seguidos.
Por exemplo, é importante ver, além do atendimento e produtos em si, a questão do marketing e também sobre o treinamento dos funcionários. Esses dois pontos costumam ser ofertados pela própria empresa para que esse padrão seja mantido.
Administrar uma franquia de estética e beleza não é algo muito complicado, mas é preciso estar 100% envolvido no processo e acompanhar tudo de perto. Fique sempre atento ao mercado e também ao contrato feito para adquirir a franquia. Se quer saber mais sobre como se tornar um franqueado Depyl Action, clique aqui e descubra como podemos mudar sua vida!