9 cuidados essenciais para uma pele sem manchas
Ter uma pele sem manchas é o sonho de muitas pessoas. A constante exposição ao sol, quando combinada com a falta de cautela pode trazer muitas pintinhas, que geralmente são bem difíceis de tirar. Para quem já sofre com o problema, é preciso dobrar os cuidados em busca da pele perfeita. Mas nem todo mundo sabe o que é possível fazer para prevenir as marcas na pele, por isso, este pequeno guia pode ajudar a reduzir o incômodo desse problema.
É importante ressaltar que nem toda mancha tem a mesma origem, por isso, cada uma delas exige um cuidado especial para ser prevenida. Em todos os casos, o acompanhamento de um dermatologista ajuda a excluir a hipótese de câncer e traçar estratégias para um tratamento mais eficiente e duradouro. Porém, a maioria das manchas comuns têm três causas: exposição ao sol, predisposição genética ou estímulo hormonal.
Proteção solar
Independentemente da causa, grande parte das manchas poderia ser evitada com o uso de um bom protetor solar, preferencialmente com fator de proteção acima de 30. O produto deve ser aplicado não só em praias e piscinas como também no dia a dia para evitar que o sol desgaste as células da pele, o que pode gerar novas manchas no futuro. Em todos os casos, é necessário que ele seja usado com ao menos 15 minutos de antecedência do período de exposição.
Para a exposição direta, o filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas, de maneira uniforme por todo o corpo. Não podemos esquecer de passar filtro solar nos pés, nas orelhas e nas axilas, pois essas áreas também ficam expostas. Durante o dia a dia, o cuidado pode ser mais direcionado ao rosto, colo, braços e mãos, especialmente para as mulheres, que têm mais predisposição para desenvolver melasmas (aquelas manchinhas pequenas que se espalham nessas áreas).
Além do filtro solar
Dependendo do grau de intensidade das manchas, impedir a exposição ao sol pode exigir um pouco mais de empenho. Nesses casos, sempre que precisar andar na rua, pode ser interessante bloquear o sol com uma sombrinha ou guarda-chuva. Usar roupas de manga comprida, por exemplo, impede o impacto do sol na pele do braço, e um bom chapéu e óculos escuros protegem contra as manchas no rosto.
Hidratação sempre em alta
Um cuidado bastante comum é deixarmos de lado a hidratação. A ingestão de ao menos 2 litros de água por dia garante uma pele mais viçosa e saudável, resultando em uma redução nos problemas de irritabilidade, ressecamento e até a acne, que pode gerar manchas. O uso de hidratantes adequados para cada tipo de pele também é indicado.
Redução da exposição à luz
Muita gente não sabe, mas as luzes artificiais — como a do computador, celular e até mesmo lâmpadas — também podem causar melanomas. Eles não costumam ser perigosas para a saúde, mas podem incomodar ao interferir na aparência.
Para evitar esse tipo de mancha, há duas opções: usar filtro solar durante o período de exposição, mesmo se for durante a noite, ou reduzir o tempo em que ficamos em frente aos aparelhos. Manter uma boa distância da tela do celular, por exemplo, também diminui a intensidade do dano.
Alimentação em dia
Ter uma alimentação saudável é um hábito benéfico para todo o organismo e isso se reflete na beleza da pele. Conforme a pele é bem nutrida, ela ganha forças para combater o processo de envelhecimento, que envolve a flacidez e o surgimento mais intenso das manchas. Uma boa variedade de cores no prato, evitar alimentos gordurosos e incluir as fibras no cardápio podem fazer maravilhas para o bem-estar da cútis.
Suplementos vitamínicos
Entre as vitaminas, no quesito redução de manchas, a vitamina D se destaca. Ela é produzida pelo próprio corpo ao entrar em contato com o sol e tem um grande impacto na luminosidade da pele e na redução de linhas de expressão e manchas. Porém, muitas pessoas têm deficiência dessa vitamina pelo fato de passarem grande parte do dia dentro de casa ou no escritório.
Nesses casos, a suplementação com vitaminas é bastante interessante. Além da vitamina D, eles costumam oferecer uma variedade de nutrientes que deixam a pele mais bonita, como as do complexo B, que a deixam mais brilhante, e a vitamina C, apontada como protetora dos efeitos de exposição ao sol. Não deixe de consultar seu médico para que ele te oriente de acordo com suas necessidades.
Tratamentos específicos
Quem tem predisposição genética às manchinhas sabe que nem todo o filtro solar do mundo é capaz de fazê-las sumirem, apenas as tornam menos aparentes. A solução então é recorrer para cremes e tratamentos como o peeling, que renovam a camada celular, deixando-a livre das marquinhas.
Um bom dermatologista é capaz de indicar qual produto ou tratamento é mais indicado para cada tipo de pele. Ele indicará também cuidados de hidratação e proteção solar que devem ser feitos ao mesmo tempo que o procedimento, pois nessa fase a pele fica muito delicada e a falta de proteção pode gerar manchas maiores que as iniciais.
Manchas na pele da axila
Outra mancha bastante temida por homens e mulheres são as da axila, causada pelo uso incorreto do desodorante e pela depilação constante da área, já que a fricção causada pelos métodos mais comuns, como raspar com uma lâmina, ativa a produção de melanina.
Um primeiro cuidado, bastante importante, é investir em algum método de depilação mais duradouro, que aumente o intervalo entre as depilações e impeça o escurecimento da área. Boas opções são a depilação com cera morna, que retira o folículo do pelo, fazendo com que ele demore mais para se desenvolver, e a fotodepilação, que interrompe o ciclo de desenvolvimento do folículo.
Ao mesmo tempo, utilizar desodorantes que tenham ativos clareadores também reduz a intensidade da mancha. Qualquer tipo de desodorante precisa ser aplicado sobre a pele completamente seca — e só vista a roupa depois que ele secar completamente. Não se esqueça de passar filtro solar sempre que sair na rua com blusas regatas para evitar que a mancha fique mais forte com o sol.
Visual renovado
Depois de todos esses cuidados, ter uma pele sem manchas está cada vez mais possível. Se as suas incomodam, procure um dermatologista, siga o tratamento indicado e veja sua autoestima mudar ao perceber que não é mais necessário se esconder do mundo pela vergonha.
Quer ficar anda mais bonita? Aproveite para conferir também as nossas dicas de como cuidar do rosto!